Piscicultores pedem apoio para a atividade ao governo do Estado
O deputado Carlão Pignatari (PSDB) e os proprietários de criatórios de alevinos e de peixes do Estado de São Paulo estiveram em audiência com o secretário estadual de Planejamento, Júlio Semeghini, para pedir apoio para a regularização das licenças ambientais para a piscicultura paulista. A audiência aconteceu no dia 19/3. Participaram da reunião a secretária-adjunta de Planejamento, Cibele Franzese; o piscicultor Emerson Esteves, presidente da Câmara Setorial de Pescado, e o diretor Martinho Colpani Filho; a bióloga Marilza Fernandes; o engenheiro da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Fernando Jesus Carmo; o piscicultor Ivo Guiotti; o advogado da Câmara Setorial de Pescado, Saulo Torteli; o assessor do deputado Mauro Bragato, Oscar Gozzi, e o assessor do presidente Samuel Moreira, Ubirajara Guimarães.
Emerson explicou a Semeghini que está sendo elaborado um decreto em conjunto com os órgãos responsáveis pela atividade em busca de soluções cabíveis para a regulamentação do licenciamento ambiental para continuar produzindo alevinos e peixes para os frigoríficos de filé de tilápia.
"É uma situação que está preocupando dezenas de produtores na região de Santa Fé do Sul, bem como de todo o Estado. Os piscicultores se encontram hoje com dificuldade na regularização de seus empreendimentos, por questões burocráticas. A atividade é conduzida de forma ambientalmente correta, uma vez que a qualidade da água é fator importante para a obtenção de uma boa produtividade", explicou o presidente da Câmara Setorial de Pescado.
O piscicultor acrescentou que a nova instrução normativa para se readequar e regularizar a criação de peixes é bastante exigente e que assim fica difícil o trabalho dos piscicultores. De acordo com ele, a região gera em torno de mil empregos diretos, nos criatórios e filetadeiras.
O secretário disse que o governo está preocupado em resolver esta situação de maneira que não prejudique a atividade, pois gera muito desenvolvimento para a região. "Vamos aguardar o decreto que está sendo elaborado e discutir com os responsáveis de cada órgão juntamente com o governador para que possamos chegar a um acordo", disse Semeghini.
"Vamos trabalhar para que tudo se resolva a contento, pois sabemos que o Estado gera de 30 mil a 40 mil empregos diretos na piscicultura e vamos atuar no sentido de que a legislação seja alterada em conjunto dos piscicultores e órgãos responsáveis. Assim, os produtores poderão trabalhar sem medo de terem seus negócios multados e, consequentemente, fechados pela fiscalização", destacou o deputado.
carlaopignatari@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações