Viagem inaugural do Trem Caipira de Rio Preto

28/03/2014 16:05 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Fernando Costa, Bolçone e Valdomiro Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg160062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Bolçone (PSB) foi um dos passageiros da viagem inaugural do Trem Caipira, na manhã de 23/3, da estação de Rio Preto à estação do distrito de Engenheiro Schmitt.

Bolçone lembrou que, como disse o prefeito Valdomiro Lopes, trata-se de um projeto piloto do Veículo Leve sobre Trilhos, que faz parte do programa de Mobilidade Urbana, um dos grandes desafios para gestores modernos.

A composição foi adquirida em 2008 com recursos provenientes do Ministério do Turismo no valor de R$ 819 mil.

"O Trem Caipira tem um viés cultural, na medida em que resgata o passeio por um meio de transporte muito utilizado no passado, além do que ajuda a projetar o distrito de Schmitt, famosos pelos seus doces caseiros e importante centro de artesanato. Ou seja, ajuda no desenvolvimento econômico do distrito", disse o deputado.

A viagem é tranquila e segura e dura meia hora. O percurso de 10,5 km permite visões da cidade por ângulos privilegiados. A partir de maio, circulará uma vez por mês - sempre no primeiro domingo. A capacidade é de 58 passageiros, considerando um vagão-reboque.

"Quero agradecer ao prefeito Valdomiro Lopes pelo convite e parabenizar sua competente equipe que esteve envolvida para colocar o trem sobre os trilhos, literalmente, especialmente o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gerson Furquim, o diretor-administrativo e financeiro da Emurb, Gil Fontes, e o subprefeito de Schmitt, Gilberto Lira, além do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Fernando Tadeu da Costa", afirmou Bolçone.

orlandobolcone@al.sp.gov.br