Diretor do Procon falará sobre reclamações de consumidores na CPI da Venda de Ingressos
29/04/2014 17:43 | Da Redação: Monica Ferrero Foto: Roberto Navarro
A CPI composta para investigar problemas relacionados à compra e venda de ingressos para os eventos musicais, esportivos e de lazer em geral realizados no Estado de São Paulo, presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), reuniu-se nesta terça-feira, 29/4, para aprovar 11 requerimentos. Primeiramente foi aprovada a prorrogação dos trabalhos da CPI por mais 60 dias, a pedido da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB).
De autoria do presidente Bragato, foi aprovado requerimento convidando o diretor-executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Paulo Arthur Lencioni Góes, para falar sobre as reclamações dos consumidores na comercialização de ingressos. Ficou acertado que o representante do Procon será ouvido na próxima reunião da CPI, às 11 horas do dia 7/5.
Também do mesmo autor, foram aprovados requerimentos solicitando a indicação de um técnico da Procon, e também de um representante técnico da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania para acompanhar e assessorar os trabalhos da CPI. Bragato também comunicou que a Procuradoria da Assembleia indicou os procuradores Vanessa Abibe Ferrarezi Barbosa e Marco Antonio Hatem Beneton para assessorar a CPI.
Da deputada Maria Lúcia Amary, foram aprovados seis requerimentos convidando representantes das empresas LivePass, Plan Promoções Ltda., Ingresso.com, Ingresso Fácil, T4F Entretenimento S/A e Ingresso Rápido para esclarecerem à CPI a sistemática adotada na venda eletrônica, presencial ou telefônica de ingressos para shows musicais e outros eventos culturais e de lazer em São Paulo.
Com a mesma justificativa, foram aprovados requerimentos de Mauro Bragato convidando representantes das empresas WebRockers TicketBrasil (TB Produtos e Serviços Ltda.).
Os requerimentos esclarecem que o motivo da investigação são reclamações sobre a dificuldade na compra de ingressos pelos consumidores, a limitação da venda da meia-entrada e a ação de cambistas para conseguir ingressos na abertura das bilheterias, impondo alto custo dos mesmos e ainda a possibilidade de repasse de ingressos falsos, bem como a exclusividade oferecida ao clientes de instituições financeiras que administram cartões de crédito e que patrocinam os eventos, e o não reembolso de eventos cancelados.
Também fere os direitos do consumidor a cobrança de taxas abusivas como a de conveniência, que chega a até 20% do valor do ingresso, a venda de ingressos somente pela internet, o que obriga o consumidor a pagar a taxa. Ainda é cobrada essa taxa em conformidade com o custo do assento, o que leva a cobrança maior.
Participaram também da reunião da CPI os parlamentares Célia Leão (PSDB), Francisco Campos Tito (PT) e Dr. Ulysses (PV).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações