Deputado participa de conferência da OIT em Genebra
Após aprovação e regulamentação de lei inovadora em São Paulo e instauração de CPI para investigar os casos de trabalho escravo no Estado, o deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB) foi o único parlamentar brasileiro convidado para a 103ª Conferência Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O deputado já esteve em Genebra, quando discursou em conferência das Nações Unidas a respeito da Lei Bezerra, que cassa o ICMS de empresas pegas com trabalho escravo em sua cadeia produtiva. Desta vez, Ano Internacional de Combate ao Trabalho Escravo, Bezerra Jr. pôde participar de inúmeras discussões e encontros sobre o tema no qual milita. "Sinto-me imensamente honrado e cheio de responsabilidade", comentou o deputado. A delegação brasileira foi formada por representantes do governo, trabalhadores e entidades patronais.
"Saio daqui com novos desafios. Vejo que precisamos avançar na conscientização do empresariado e do consumidor. É necessário criar dispositivos legais que agreguem valor às marcas livres de escravidão. É preciso dar ênfase também à garantia dos direitos de imigrantes e brasileiros vítimas desse crime, extrapolando a responsabilização", diz o deputado.
Durante a Conferência, Bezerra Jr. encontrou-se com a Missão Permanente do Brasil junto à ONU, falando sobre os avanços brasileiros no combate ao trabalho escravo contemporâneo, dentre eles, a nova lei paulista e a PEC recém-aprovada no Senado que desapropria terras em que for encontrado trabalho análogo à escravidão.
carlosbezerrajr@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações