Cooperativa retoma produção de papel em Pindamonhangaba


05/11/2014 11:34 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Cooperados acompanham visita a Cocepelco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2014/fg165793.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Cooperativa de Trabalho em Celulose e Papel Coruputuba retomou sua produção, abrindo novas perspectivas para a manutenção e geração de novos empregos. Com a falência da Nobrecel em 2013, postos de trabalhos estavam ameaçados e afetaria a economia de Pindamonhangaba e Vale do Paraíba.

"Solidarizei-me com os empregados e as necessidades dos familiares com a falência da empresa na época. Apoiamos e intervimos para eles assumirem a fábrica", relata Afonso Lobato sobre sua atuação à época do fechamento da fábrica.

Em reconhecimento ao empenho do deputado, foi encaminhada a seguinte mensagem para ele: "graças a Deus e ao senhor estamos produzindo. A Cocepelco agradece". A cooperativa produzirá papel A4, guardanapo, toalha e lenços e tem a expectativa de modernização de maquinário da fábrica.

Com mais de 100 anos de existência e uma empresa que já foi considerada a maior fábrica da América Latina, a Nobrecel Papel decretou falência em 2013 com dívidas que ultrapassavam R$ 1 bilhão. Diante do impasse e do fechamento de mais de 1.500 postos de trabalho, os trabalhadores apresentaram uma proposta para continuarem as atividades por meio de uma cooperativa. Mobilizaram autoridades, entidades e políticos para obter o apoio e orientação para criar a Cooperativa de Trabalho em Celulose e Papel Coruputuba.

Link para vídeo de funcionamento do maquinário: http://youtu.be/Z8clpCHVoRA

pafonsolobato@al.sp.gov.br

alesp