Audiência pública discute terceirização das atividades-fins das empresas
08/12/2014 20:00 | Da Redação
Mais uma audiência foi realizada na Assembleia Legislativa para que deputados e sindicalistas marcassem posição contra o Projeto de Lei 4.330/2004, que está em tramitação na Câmara Federal. De autoria do deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), o PL pretende regulamentar a terceirização de serviços na área pública e privada.
De acordo com o projeto de lei, os contratos com empresa prestadora poderão versar a sobre atividade econômica principal da empresa contratante. Atualmente, essa prática é vedada.
Audiência
Realizada nesta segunda-feira, 8/11, no auditório Paulo Kobayashi, a audiência contra a possibilidade da terceirização das atividades-fins das empresas contou com a participação dos deputados Beth Sahão, Luiz Claudio Marcolino e Geraldo Cruz (todos do PT) e das entidades Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e Forum dos trabalhadores ameaçados pela terceirização.
Também participaram sindicalistas e representantes de várias entidades sindicais, como Sindicato dos Bancários de São Paulo, Central Única dos Tabalhadores (CUT-SP), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (GCTB), Artsindical, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Segundo o deputado Luiz Claudio Marcolino, entre outras consequências danosas aos trabalhadores como um todo, a proposta de Mabel coloca em risco a garantia de negociação entre trabalhador e patrão estabelecida pelo Forum Nacional do Trabalho, criado no primeiro mandato do governo Lula, em 2011, e do qual foi integrante.
Para Beth Sahão e Geraldo Cruz, a consequência da terceirização vai desde a diminuição dos salários e precarização das condições de trabalho até o incremento cada vez maior dos lucros do patronato, passando pelo enfraquecimento dos sindicatos.
Sindicalistas
Para Osvaldo Bezerra, do Sindicato dos Químicos de São Paulo, "como estratégia de garantia de lucro, a terceirização é um dano à toda sociedade".
"Essa audiência é um marco na luta dos trabalhadores contra a precarização do trabalho que, infelizmente, não atinge apenas o setor bancários", afirmou Raquel Kacelnikas, do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Teonílio Monteiro, o Barba, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ressalta que como o PL 4.330 não define que atividade das empresas podem ser terceirizadas, se ele for aprovado as empresas vão poder terceirizar todos os serviços que emprega. "O trabalhador está correndo risco e a população também".
Segundo Rogério Giannini, da CUT-SP, "o PL 4.330 tem por objetivo anistiar os empresários em relação ao enorme passivo de mão de obra terceirizada que já existe nas empresas". Já para o presidente CGBT, Paulo Saboia, "a terceirização é uma falência das relações capital-trabalho com prejuízo para os trabalhadores".
Edson Carneiro, o Índio, da Intersindical, "a terceirização é ainda mais grave nos setor público porque precariza ainda os serviços prestados à população que mais precisa da atenção do Estado".
* Com informações da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações