Aldeia em Avaí ganha barracão multiuso
A comunidade indígena da Aldeia Ekeruá, no município de Avaí, na região de Bauru, recebeu a visita do governador Geraldo Alckmin, no sábado, 24/1, para a inauguração do barracão multiuso que será usado para o processamento da mandioca. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o cacique Jazone de Camilo, líder da aldeia, o prefeito Celso Faveri, o secretário estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim, e o deputado Pedro Tobias (PSDB).
A obra faz parte do Programa Microbacias 2 de apoio a iniciativas e planos de negócios apresentados por associações ou cooperativas de produtores rurais, comunidades indígenas e quilombolas. Com o barracão, os índios de Avaí poderão aprimorar e agregar valor à produção de alimentos derivados da mandioca. De acordo com o cacique, a aldeia produz mais de duas toneladas de mandioca limpa por dia. O projeto emprega cerca de 50 pessoas da comunidade.
Para Pedro Tobias, o programa do governo do Estado tem o grande mérito de fixar o homem no campo, além de dar condições para que as famílias tirem seu sustento da terra. Na opinião do deputado, é o agronegócio que tem feito e continuará fazendo a diferença na economia brasileira. Por isso, merece o incentivo que está recebendo do governo paulista.
Para incentivar ainda mais a permanência dos indígenas na Aldeia Ekeruá, o governador ficou de estudar a possibilidade de construir mais casas na reserva.
ptobias@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações