CPI da violência nas universidades ouve estudantes de Medicina da USP
26/01/2015 19:04 | Da redação
A CPI instaurada para investigar as denúncias de violações aos direitos humanos nas universidades reúne-se nesta terça-feira, 27/1, às 14 horas, no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa. O objetivo é colher o depoimento de sete pessoas ligadas à Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Serão ouvidos os alunos Silvio Tacla Alves Barbosa, Renan Maloni Augusto, Leonardo Bicarata Turra e Vinicius Diniz. Também devem comparecer Artur Danila e Flávio Augusto Miorim, respectivamente residente e formado por daquela faculdade. Foi convidado ainda o médico psiquiatra Leon Lobo de Souza Garcia, também formado pela FMUSP.
Para a reunião da próxima quarta-feira, 28/1, foram convidados alunos ligados à diretoria da Associação Atlética Oswaldo Cruz (AAOC) da FMUSP. Já na próxima quinta-feira, virão à CPI para prestar depoimento nove estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba. Todas as reuniões serão no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo, às 14 horas.
Denúncias
A reunião do dia 27/1 será a 14ª da CPI. Têm sido ouvidos nessas audiências alunos de diversas faculdades, que denunciam maus tratos, abusos físicos e psicológicos não só durante os trotes como em festas e no cotidiano acadêmico. Foram relatados ainda casos de estupro, sexismo, discriminação racial e contra alunos LGBT.
Além de alunos, já compareceram à CPI professores e diretores das faculdades. O reitor da USP, Marco Antonio Zago, compareceu à reunião ocorrida no último dia 21/1, quando falou sobre medidas que a universidade está tomando para resolver o problema. Ele estava acompanhado na ocasião de diretores de diversas faculdades da USP.
As denúncias foram inicialmente feitas à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, por aluno da FMUSP, com oitiva não só de alunos e professores como de diretores de faculdades, como, no último dia 25/11, do diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Carlos Gilberto Carlotti Júnior. Diante da gravidade do problema, o presidente da CDH, deputado Adriano Diogo (PT), fez o pedido da CPI, que foi aprovado rapidamente, por acordo de lideranças.
A primeira reunião da CPI ocorreu no dia 17/12/2014, quando foi aprovado, entre outros, requerimento permitindo a continuidade dos trabalhos durante o mês de janeiro. Já foram ouvidos alunos e professores das Faculdades de Medicina da USP campi São Paulo e Ribeirão Preto, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba, PUC de Campinas, entre outros.
A CPI deverá terminar seus trabalhos e apresentar relatório até o próximo dia 14/3, quando se encerra a atual legislatura.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações