Teste da Urina em recém-nascido é tema de projeto
A Comissão de Saúde aprovou nesta terça-feira, 24/2, o Projeto de Lei 545/2013, de Edmir Chedid (DEM), que obriga maternidades a realizarem gratuitamente em recém-nascidos o teste da Doença da Urina do Xarope de Bordo (Teste da Urina). O PL seguirá agora para a Ordem do Dia.
O Teste da Urina, também conhecido por leucinose, deverá ser realizado até o 8º dia de vida, sob a pena de multa de 500 UFESPs (R$ 10,625 mil). A doença é uma desordem hereditária que afeta o metabolismo de aminoácidos. Este erro inato do metabolismo decorre da deficiência da enzima desidrogenase de cetoácidos de cadeia ramificada, levando ao acúmulo dos aminoácidos leucina, isoleucina e valina na corrente sanguínea.
"Como consequência desse acúmulo acentuado, há uma interferência nas funções cerebrais do recém-nascido que poderá se tornar irreversível. Além disso, a urina dos pacientes apresenta um odor adocicado, semelhante ao do xarope de bordo", completa Edmir Chedid.
A Doença da Urina do Xarope de Bordo acomete um indivíduo em cada 18,5 mil nascidos vivos em todo o mundo. Estudos médicos revelam que as mutações nos genes BCKDHA, BCKDHB, DBT e LDN são as principais responsáveis por causar a doença em recém-nascidos. "Por isso, sugerimos o projeto de lei que torna obrigatório nas maternidades o teste gratuito para detectar a doença", argumentou.
echedid@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações