José Américo (PT)
Membros da 18ª Legislatura
Em 15 de março de 2015, tem início a 18ª Legislatura do Parlamento de São Paulo. Os 94 representantes do povo paulista pelos próximo quatro anos foram escolhidos nas eleições se 5/10/2014, e são filiados a 21 partidos: PSDB - 22 deputados, PT - 14, DEM - 8, PV - 6, PSB - 5, PMDB - 5, PRB - 4, PSD - 4, PTB - 3, PR - 3, PSC - 3, PPS - 3, PP - 2, PEN - 2, PSOL - 2, SD - 2, PCdoB - 2, PDT - 1, PTN - 1, PSL - 1 e PHS - 1.
Eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual, José Américo Ascêncio Dias é jornalista formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo
(ECA - USP). Trabalhou no Diário do Comércio, na Folha de S.Paulo e em outras publicações paulistanas.
Foi vereador por quatro mandatos, sendo que no último assumiu a presidência da Câmara Municipal de São Paulo por dois anos (2013 e 2014).
Américo também foi secretário de Abastecimento e de Comunicação da Prefeitura de São Paulo na gestão Marta Suplicy e secretário de comunicação em Mauá, no ABC paulista.
Entre 2008 e 2009, José Américo foi presidente do Diretório Municipal do PT da cidade de São Paulo. Ocupou o cargo de Secretário Nacional de Comunicação do PT.
Como vereador, aprovou leis importantes como a 14.071/2005, que prevê o repasse de recursos para grupos de dança; a 15.895/2013, que ampliou o conjunto de produtos vendidos
pelas bancas de jornal, e a de número 15.951/2014, que criou o Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral na cidade. Ele também é coautor da
Lei 15.499, que permite que imóveis comerciais funcionem sem alvará enquanto buscam a regularização.
Tal como na Câmara Municipal de São Paulo, José Américo vai priorizar em seu mandato na Assembleia a defesa dos direitos fundamentais do povo paulista, além da expansão do
ensino profissionalizante para a juventude, projetos de habitação popular, defesa da micro e pequena empresa e urbanização dos bairros mais carentes.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações