Violência doméstica tem novo fórum de denúncia e repressão
21/07/2015 19:18 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Roberto Navarro
Clique para ver a imagem " alt="Maria Lúcia Amary: "nova promotoria é um instrumento de retaguarda para que a mulher se sinta minimamente atendida pela Justiça" Clique para ver a imagem ">
Entre 1980 e 2010, mais de 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil - 43,7 mil só na última década -, sendo que 31% delas conviviam com o agressor no ambiente doméstico. Esses foram alguns dos números apresentados pelo procurador-geral de Justiça Márcio Elias Rosa ao comemorar a sanção, pelo governador Geraldo Alckmin, da lei complementar que cria a Promotoria de Justiça e Combate à Violência Doméstica.
Durante a cerimônia de sanção, ocorrida nesta terça-feira, 21/7, no Palácio dos Bandeirantes, Márcio Elias Rosa acentuou que apesar de o Estado de São Paulo apresentar indicadores positivos de resposta a este fenômeno, há ainda muito a ser feito, e uma dessas ações é a criação desse órgão diferenciado do Ministério Público que atuará na repressão e prevenção da criminalidade de gênero no âmbito doméstico. Ele lembrou que o grupo de enfrentamento à violência doméstica (Gevid), criado há cerca de três anos, foi responsável pela intervenção em processos - mais de 67 mil, somente em 2014 - e pelo atendimento de mil mulheres só na capital paulista.
Agressão e alcoolismo
O secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Aloisio de Toledo César, assinalou que na cidade de São Paulo é grande o número de mulheres violentadas e agredidas, principalmente nos fins de semana, quando o consumo de álcool é maior. Por essa razão, defendeu a abertura de Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) aos fins de semana, até em forma de rodízio, para facilitar a queixa, "porque sem isso não é possível a ação penal por parte dos promotores, contra os violentadores e estupradores de crianças".
"Toda a família é agredida"
A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, enfatizou o ato celebrado entre o Executivo, o Legislativo e o Ministério Público. Lembrou que o projeto, apresentado e defendido pelo procurador-geral Márcio Elias Rosa, encontrou respaldo junto ao presidente Fernando Capez, que "deu celeridade" à sua aprovação no Parlamento. E também contou com a "sensibilidade do governador" em acolher essa proposta. Amary destacou que "toda vez que a mulher é agredida, toda a família é agredida", e a nova promotoria é um "instrumento de retaguarda para que a mulher se sinta minimamente atendida pela Justiça".
O governador Geraldo Alckmin lembrou que há trinta anos, no governo Franco Montoro, surgia em São Paulo a primeira DDM. Foram criados depois o programa Bem Me Quer, os Centros Integrados de Cidadania e os abrigos. Ao citar os altos índices de violência praticada especialmente contra as mulheres, usou a expressão "chaga" para se referir à violência doméstica. Observou que acabar com a impunidade é o melhor meio para diminuir "essas ofensas e ferimentos graves no corpo e na alma de quem convive com essa situação".
Participaram da cerimônia, além da deputada Amary, que representou o presidente Fernando Capez, os deputados Carlão Pignatari, Orlando Morando e Pedro Tobias (todos do PSDB), Delegado Olim (PP), André do Prado (PR) e Paulo Correa Jr. (PEN).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações