Moradores do Vale do Ribeira buscam apoio para regularização fundiária
Sob a liderança da deputada Márcia Lia (PT) e do coordenador do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) da Assembleia Legislativa, Alexandre Zakir, foi realizada nesta quarta-feira, 26/8, no Salão Nobre da Presidência, a terceira reunião para se debater a regularização fundiária no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista. Representantes dos moradores da região pleitearam que a Fundação Itesp apresente um mapa da região que discrimine, com clareza, quais são as terras devolutas e quais títulos de domínio foram efetivamente transferidos para a população.
Após exposição do diretor adjunto da Fundação Itesp, Gabriel Veiga, a parlamentar afirmou que "há uma discordância em relação ao levantamento das terras devolutas, e que por esta razão é importante ouvir as pessoas que moram no território". Já Zakir reconheceu que, embora o trabalho das entidades envolvidas, como a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a própria fundação Itesp não possa ser visto de forma "simplista", é possível trabalhar na formulação de planilhas e tabular os dados de forma transparente. "Desta forma, a gente vê onde se encontra a discórdia", afirmou.
Segundo Gabriel Veiga, a Fundação Itesp, com exceção de dois perímetros, tem a relação de todos os títulos emitidos pelo governo estadual na região. Ele observou, entretanto, que em muitos casos as famílias receberam o título de domínio, mas não o registraram no cartório de imóveis.
Raimundo Pires Silva, consultor agrônomo da Federação dos Agricultores Familiares (FAF), ressaltou a importância do NAE, pois pela primeira vez se obteve a informação que há perímetros julgados, mas ele protestou sobre a necessidade de uma exposição mais detalhada. "Onde estão as terras particulares e onde estão as devolutas; em área rural ou urbana; quanto de perímetro; quais são as famílias beneficiadas; e em quais municípios foram esses julgados?", questionou.
A representante da PGE, procuradora Yara de Campos, fez breve relato das dificuldades encontradas para se legitimar a posse. Ela remontou à ocupação da terra desde a década de 1920, falou de fraudes e de ações judiciais que demoraram de 30 a 40 anos e que os dados apresentados que delimitavam as áreas eram muito precários, o que inviabilizou, muitas vezes, o cumprimento da decisão judicial. O alento, segundo a procuradora, é que hoje a delimitação segue critérios mais técnicos, com a possibilidade do geo-referenciamento; e que também, a partir da década de 1970, o registro de títulos ganhou uma sistemática eficiente, com a outorga de matrículas aos imóveis.
Em breve passagem pela reunião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez saudou os presentes e ratificou integral apoio à frente parlamentar em torno do assunto. "O NAE é um órgão que veio para cobrar autoridades onde for necessário", asseverou, apontando que haverá sessões itinerantes na busca da resolução das questões apresentadas.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações