Hospitais que atendem menores alcoolizados serão obrigados a acionar Conselho Tutelar
Isto é o que garante o Projeto de Lei 1107/2015 de autoria do Deputado Cezinha de Madureira (DEM). Se aprovada, a lei vai obrigar os hospitais a fazerem o comunicado ao Conselho Tutelar ainda que o menor não concorde com a medida. De acordo com o deputado, é de conhecimento público que o consumo de álcool por menores de idade nas chamadas baladas está cada vez mais fora de controle.
"Sensível a este grave problema social, resolvemos agir em favor dos pais e dos próprios adolescentes, já que muitas vezes não se tem o discernimento do quanto o consumo de álcool pode prejudicar a saúde agora e no futuro", afirma o deputado Cezinha de Madureira.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o álcool mata 320 mil jovens todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 60 tipos de doenças, ainda de acordo com essa entidade, estão ligadas ao alcoolismo. Além disso, a maioria dos jovens que inicia sua vida nas drogas mais pesadas relata que o álcool foi a porta de entrada para elas. "Muitas vezes os pais nem ficam sabendo do consumo de bebidas alcoólicas por parte dos filhos. Neste caso, passa a ser responsabilidade do Conselho Tutelar alertá-los sobre o assunto", finaliza o deputado, O Projeto já passou pelas comissões de Constituição e Justiça e de Saúde. Cezinha de Madureira espera que os colegas compreendam a gravidade do problema no início da vida adulta e faz um apelo para que o PL 1107/2015 se torne Lei o quanto antes.
pastorcezinha@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações