Escola do distrito Assistência, em Rio Claro, deve ser mantida
O secretário estadual da Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, garantiu nesta quarta-feira, 7/10, ao deputado Aldo Demarchi (DEM), durante reunião em São Paulo, que unidades como a Escola Oscar de Almeida, localizada no Distrito de Assistência, em Rio Claro, não serão atingidas pelo plano de reestruturação da rede de ensino. Voorwald recebeu Demarchi e outros integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa na sede da secretaria. Os vereadores Juninho da Padaria e Geraldo Voluntário acompanharam Demarchi.
Segundo o deputado, o secretário foi enfático ao declarar que escolas próximas à zona rural ficarão de fora das mudanças, que devem ser implantadas a partir do próximo ano. "Está definido também que nenhum aluno se deslocará mais de 1,5 quilômetro do lugar onde mora", destaca o deputado. No caso de Assistência, a escola mais próxima fica a 6 quilômetros de distância.
O secretário disse ainda que não há de se falar neste momento em fechamento de escolas. "Os dirigentes regionais de ensino entregarão os estudos até o dia 14. A decisão final será do secretário, que analisará caso a caso", acrescenta Aldo Demarchi.
Uma estrutura mais preparada para as demandas de cada etapa escolar e atenta à nova realidade de cada faixa etária. Essa é a proposta da nova organização da rede estadual de ensino, segundo informações da secretaria. O processo pretende ampliar o número de escolas com um único ciclo, o que favorece a gestão das unidades e possibilita a adoção de estratégias pedagógicas focadas na idade e fase de aprendizado dos alunos.
ademarchi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações