Frente Parlamentar da Defesa Civil quer mobilizar sociedade
08/10/2015 19:42 | Da Redação Fotos: Maurício Garcia de Souza
Clique para ver a imagem " alt="Regina Elsa diz que "os cidadãos estão despertando para esse tema" Clique para ver a imagem ">
Com a participação de 27 parlamentares, sob a coordenação do deputado Mauro Bragato (PSDB), foi lançada nesta quinta-feira, 8/10, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar da Defesa Civil.
"O objetivo da frente é chamar a atenção dos gestores públicos para as características de uma cidade "resiliente" (propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica)", esclareceu Bragato. Segundo o deputado, a ideia da frente parlamentar tem como base a realização em março passado, em Sendai, Japão, da 3ª Conferência Mundial da ONU sobre a Redução de Risco de Desastre, com a definição de compromissos para a redução de impactos negativos de fenômenos naturais.
Conquistar o apoio dos municípios para mudar a cultura prevalecente de não-prevenção vai além dos aspectos técnicos e precisa ter na educação uma parceria fundamental, observo Bragato. "O tempo está mostrando que nossas vulnerabilidades são maiores do que imaginávamos", ele destacou. O coordenador da frente colocou ainda como meta de trabalho "sair da Assembleia e buscar a mobilização da sociedade".
"A frente é uma iniciativa estruturante, que vai permitir desenvolver a Defesa Civil como uma teia de proteção ao povo paulista", definiu o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira. Ele revelou a expectativa de que, com a atuação da frente parlamentar, aumente o número de cidades participantes do programa Construindo um Município Resiliente, que hoje são 259.
Além de destacar as "mudanças climáticas visíveis", que incluem a atual estiagem e a previsão de uma intensa temporada de chuvas no próximo verão, Oliveira colocou em pauta a criação de um Fundo da Defesa Civil, com a participação de municípios, Estado e União. Esse órgão permitiria "a transferência mais rápida de recursos com segurança jurídica".
Também compuseram a mesa de abertura do evento a coordenadora regional de Defesa Civil da Baixada Santista, Regina Elsa Araújo, e o secretário de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba, Eduardo Espósito. Regina comemorou o fato de "a consciência dos cidadãos estarem despertando para esse tema, valorizando um planejamento que muitas vezes se vale de tristes lições do passado".
Espósito, por sua vez, louvou a oportunidade de a frente "estar trazendo à Defesa Civil vontade política. E com a vontade política vêm recursos. O fato é que não temos orçamento para a Defesa Civil nos pequenos municípios", resumiu.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações