Deputado quer "lei das armas de brinquedo" vigorando
Faz anos que o deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, defende a construção de uma cultura de paz e o banimento dos brinquedos que se assemelham a armas reais, inclusive produzindo sons. Foi justamente com essa visão que o parlamentar paulista apresentou o projeto de lei 942/2011, que dispõe sobre a proibição da fabricação e comercialização de armas de brinquedo em todo o estado.
"Foi um desafio redigir uma iniciativa que pudesse atender aos anseios da população. Tivemos que vencer um lobby poderoso, que não mediu esforços para impedir a tramitação de nosso projeto de lei. Convenci os demais deputados quanto à importância da matéria, que aprovaram por unanimidade a iniciativa. Batalhei nos órgãos do governo do Estado e consegui mobilizar os deputados a derrubarem o veto do governo e promulgar a lei, por uma série de motivos, em especial, por não haver nenhuma punição, prevista pelo Estatuto do Desarmamento, com relação ao uso desse simulacro das armas de fogo. Por ser uma matéria amplamente dividida, a lei foi suspensa por uma ADIN " Ação Direta de Inconstitucionalidade", comenta o deputado André do Prado.
André do Prado continuará defendendo seu ideal de proibir a comercialização e fabricação desses equipamentos, para garantir a segurança da população e, principalmente, a infância dos paulistas.
andredoprado@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações