Desordem urbana e segurança são temas de audiência pública
A Frente Parlamentar de Segurança Pública, coordenada pelo deputado Coronel Camilo (PSD), realizou, nesta quinta-feira, 5/11, audiência pública para debater a relação entre desordem urbana e segurança pública. "A desordem urbana é um dos grandes fatores que levam ao crime", observou o parlamentar, lembrando pesquisa que mostra ser a maior parte dos crimes decorrente de oportunidade.
Há três fatores envolvidos no crime: a vítima, o infrator e o ambiente. De acordo com a explicação do Coronel Camilo, todos os fatores precisam ser trabalhados para que o combate ao crime seja efetivo. O trabalho com a vítima ocorre com a orientação; o infrator é combatido pela diminuição da impunidade e o ambiente, responsável por 60% da causa do crime, deve ser trabalhado por meio do combate à desordem urbana.
A desordem urbana pode ser física, como lixo nas ruas, comércio de rua irregular, caçambas em locais proibidos, falta de iluminação pública, calçadas quebradas; ou social, caso da mendicância, dos viciados em drogas que ocupam as ruas, dos flanelinhas. Ambos os problemas de alguma forma podem dar a oportunidade ao crime e precisam ser combatidos. Como exemplo da busca de solução, o deputado citou projeto aprovado pela Assembleia, de sua autoria, que permite ao poder estadual coibir os chamados "pancadões".
Consegs
O coordenador dos Conselhos de Segurança (Consegs), Evaldo Coratto, discorreu sobre algumas medidas tomadas pelos Consegs, especialmente a confecção de material educativo. O comandante da Polícia Militar da cidade de São Paulo, Coronel Reynaldo Zychan, enfatizou a importância da "conversa" para a resolução de problemas e enalteceu as parcerias, especialmente com o Conseg, o principal interlocutor da PM com a sociedade.
"Perdemos a noção de lugar público", comentou o comandante. Segundo ele, lugar público virou sinônimo de "lugar de ninguém": qualquer um se apropria dele e faz o que bem quiser. O coronel apresentou os principais problemas de desordem pública enfrentados pela Polícia Militar, como os pancadões, os ambulantes no centro da cidade, as invasões de prédios e a comercialização de produtos ilegais. Falou sobre as limitações legais de atuação da PM em vários destes casos;
Gilson Menezes, comandante da Guarda Municipal da cidade de São Paulo, abordou temas relativos à atuação da guarda metropolitana, destacando a importância da parceria com a Polícia Militar.
Participaram também do debate o deputado Welson Gasparini (PSDB), o presidente da Associação Paulista Viva, Antonio Carlos Franchini, o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, Humberto Elias, o ex-secretário nacional de segurança, coronel José Vicente da Silva Filho, e o especialista em segurança pública, Tulio Kahn, além de policiais militares e civis, representantes da prefeitura de São Paulo, líderes comunitários e guardas municipais.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações