Secretários prestigiam lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético
Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, foi lançada nesta quinta-feira, 26/11, a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético, coordenada pelos deputados Roberto Morais (PPS) e Welson Gasparini (PSDB).
Os secretários João Carlos de Souza Meirelles, de Energia e Mineração, e Arnaldo Jardim, de Agricultura e Abastecimento, participaram da abertura do evento, assim como representantes da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Logística e Transportes.
Representantes de diversas entidades do setor também estiveram no auditório Paulo Kobayashi acompanhando as falas dos oradores que enalteceram a iniciativa e a importância de o Legislativo atuar em prol de um segmento com expressiva participação na economia do Estado.
Os secretários afirmaram que o governo do Estado está comprometido com o setor e tem investido nos institutos de pesquisa e em ações que buscam ampliar a capacidade produtiva da cadeia sucroenergética.
Como desafios do setor, eles apontaram a necessidade de políticas estruturantes de médio e longo prazo. A previsibilidade do uso da bioeletricidade, originária do bagaço de cana, e do etanol também foi apontada como necessária para que a cadeia produtiva possa se organizar, investir e sair da crise, que em dois anos levou ao fechamento de 80 empresas do setor e colocou outras 67 em recuperação judicial.
Os deputados Davi Zaia (PPS), Chico Sardelli (PV), Ricardo Madalena (PR) e Itamar Borges (PMDB) fizeram coro ao salientar a importância desta iniciativa parlamentar e reiteraram a necessidade de um trabalho conjunto com a frente parlamentar da Câmara dos Deputados, em Brasília.
A importância da frente foi ressaltada por meio da apresentação de números da produção do setor, que na safra de 2014/2015 processou aproximadamente 340 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 53% de toda produção brasileira, e empregou mais de 350 mil trabalhadores de forma direta.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações