Audiência pública discute projeto de lei sobre reciclagem de óleo
30/11/2015 21:00 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Bruna Sampaio
O Projeto de Lei 154/2014, que trata do estabelecimento da logística reversa para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal, foi debatido nesta segunda-feira, 30/11, em audiência pública, a pedido de Marcos Neves (PV). Segundo o parlamentar, a reciclagem do óleo usado é importante para o meio ambiente, pois seu descarte inadequado é extremamente poluente: um litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água.
Neves lembrou ainda que o PL 154/2014, de autoria do ex-deputado José Bittencourt, recebeu um substitutivo do deputado Chico Sardelli (PV), e está em exame nas comissões temáticas da Assembleia. A realização da audiência visa debater com especialistas do setor de reciclagem propostas para aprimorar o projeto antes de sua votação, que ele disse esperar ser o mais breve possível.
A presidente e fundadora da Associação Brasileira de Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível (Ecóleo), Célia Marcondes, lembrou que a reciclagem de óleo gera trabalho e renda, além da proteção das águas. Ela apresentou a Ecóleo, que começou no bairro de Cerqueira César, na capital paulista, em 2007, coletando óleo de cozinha usado nos condomínios da região, e hoje tem pontos de coleta espalhados por todo o Estado de São Paulo e também pelo Brasil.
Embora a conscientização da população e dos estabelecimentos comerciais esteja crescendo, na opinião de Célia Marcondes, é preciso uma lei para que a reciclagem possa aumentar, pois ela representa ainda apenas 10% do que se joga fora. Do óleo reciclado, 70% é reaproveitado para biodiesel, e os restantes 30% vão para uma ampla cadeia industrial que inclui ração animal, tintas e velas.
Há também a utilização para a produção de sabão, mas Célia alertou que a fabricação caseira pode causar problemas por conta do alto teor corrosivo da soda cáustica necessária.
O reciclador Leonardo Giardini, da empresa Preserva, informou que já foram usados para geração de biodiesel 25 milhões de litros de óleo reciclado, o que representa apenas 7% de todo o biodiesel produzido. Ele garantiu, entretanto, que há capacidade industrial pra elevar esse número para 10% da produção.
Diretor da Ecóleo, Joel Calhau, lamentou que apenas 10% do óleo seja coletado, sendo que, desse percentual apenas, 1% é de uso doméstico. A dificuldade, disseram os recicladores e coletores presentes, é a logística de coleta e transporte do óleo de cozinha usado nas residências. Por isso são importantes iniciativas como a doação voluntária em pontos de coleta, que deveriam ser instalados nos mesmos lugares onde o óleo é vendido para o consumidor: os supermercados.
Também colaboraram na discussão o coletador José Ribamar Piauilino de Sousa, que falou sobre o preço de revenda do óleo usado. Estavam presentes ainda outros recicladores de óleo e representantes de sindicatos da indústria do óleo.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações