Ampliação da conscientização da Aids no interior


01/12/2015 14:27 | Da assessoria da 2 ª Secretaria

Compartilhar:

Ampliação de postos de teste de diagnóstico rápido de HIV no interior <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg181344.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Apesar da queda do número de casos de HIV, registrada no Estado de São Paulo, nos últimos 10 anos, o 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), reiterou à secretaria de Saúde a importância da ampliação das atividades que têm por intuito o teste rápido de detecção do HIV e de tratamento da doença no interior.

De acordo com o parlamentar, somente no município de São Paulo, a taxa de detecção do vírus quase dobrou entre homens jovens e triplicou entre adolescentes do sexo masculino, conforme relatório da Secretaria Municipal da Saúde. "Esses dados são similares ao cenário observado em nível nacional, fato que tem nos preocupado bastante na Assembleia Legislativa", disse.

O balanço nacional mostra que, entre 2004 e 2014, o índice de casos detectados por 100 mil homens passou de 2,6 para 8,5, na faixa etária entre 15 e 19 anos e de 22,2 para 43,3 no grupo com idade entre 20 e 24 anos. Entre a população geral, o número de novos casos caiu de 2.926 para 2.278, no mesmo período. Todos os dias, morrem oito pessoas de Aids no Estado.

"Infelizmente, existe uma epidemia no Estado, com a maioria dos novos casos registrada entre os jovens do sexo masculino. Especialistas em saúde pública explicam que uma das causas se deve ao fato de as pessoas estarem realizando testes mais precocemente mas há, também, entre essa população, uma menor sensibilização aos riscos da Aids", completou Chedid.

echedid@al.sp.gov.br

alesp