Assembleia realiza workshop de Libras
Pessoas com deficiência auditiva não podem viver em um mundo separado das demais. Com base nesse premissa, a Presidência da Assembleia Legislativa junto com o Departamento de Documento e Informação (DDI) promoveram, na quinta-feira, 3/12, o primeiro workshop de libras (língua brasileira de sinais) para os funcionários da casa. "O objetivo do workshop é nos socializarmos com pessoas, que são estrangeiras no seu próprio país", disse Rodrigo Tritapepe, diretor do DDI.
Carina Zonzini Bueno, uma das organizadoras do evento, apontou a dificuldade e a falta de preparo de policiais, bombeiros e médicos para se comunicar com pessoas com deficiência de audição, o que é muito presente nos dias de hoje, prejudicando o atendimento oferecido por eles. Ela acrescentou também que é muito importante a inclusão do deficiente auditivo na sociedade, sendo que há 516 mil com essa deficiência só na cidade de São Paulo.
A aula foi dada por Matheus Bueno Machado, marido de Carina, que é portador de deficiência auditiva. Ele ensinou aos participantes as letras do alfabeto, os números e algumas expressões corriqueiras, como: bom dia, boa tarde e boa noite; Olá, tudo bem com você?; Prazer em conhecê-lo (a). De acordo com Tritapepe, esse não será o único workshop de libras da Assembleia, as aulas continuarão em 2016.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações