Propostas atendem saúde, direitos do consumidor e liberdade religiosa
O Plenário da Assembleia aprovou, em 15/12, 39 projetos de lei de autoria dos deputados que beneficiam as áreas da saúde, educação, direitos do consumidor, liberdade religiosa e do ciclismo como transporte, entre outras.
Entre as iniciativas parlamentares aprovadas, destacamos, na área da saúde, o PL 912/2015, aprovado na forma de emenda aglutinativa substitutiva, da deputada Marta Costa (PSD), que institui o Programa Estadual de Incentivo à Doação de Medula Óssea e de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário.
Na área da educação, foi aprovado o PL 1236/2015, do deputado Celso Nascimento (PSC), que proíbe a cobrança de valores adicionais para matrículas ou mensalidades escolares de estudantes com síndrome de Down, autismo, transtorno invasivo do desenvolvimento ou outras síndromes.
No caso dos direitos do consumidor, o PL 752/2011, da deputada Leci Brandão (PCdoB), que veda aos estabelecimentos comerciais a exigência de valor mínimo para compras com cartão de crédito ou de débito.
Da liberdade religiosa, o PL 1552/2015, da deputada Clélia Gomes (PHS), institui o Dia das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações da Umbanda e do Candomblé, a ser comemorado anualmente em 30/9.
Na área do ciclismo como transporte, foi aprovado o PL 405/2013, do deputado Adilson Rossi (PSB), que trata da instalação de bicicletários nos próprios públicos estaduais.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações