Crédito fundiário tem novo prazo para renegociar débitos
Márcia Lia (PT) comemorou a aprovação da Resolução 4.450 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que estabelece um novo prazo para a formalização de renegociações de contratos do Programa de Crédito Fundiário (PNFC) e Banco da Terra. A parlamentar esteve em Brasília por diversas vezes, no ano passado, para tratar do impasse e buscar alternativas.
Na última agenda, Márcia foi recebida pelo secretário de Reordenamento Agrário, Francisco das Chagas Ribeiro Filho. "Essa era uma pauta recorrente em diversas áreas rurais que visitamos", disse a deputada. Ela é coordenadora da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar na Assembleia Legislativa e, por meio deste instrumento, tem mantido diálogo próximo com movimentos sociais, associações e cooperativas de agricultores familiares.
As renegociações estavam travadas desde janeiro de 2015, quando a portaria que regulava a renegociação das dívidas se extinguiu.
"A nova data estabelecida pelo CMN traz um alívio imenso para agricultores do crédito fundiário que precisavam, mas não conseguiram concluir a renegociação dentro do prazo", destacou Márcia Lia.
O PNCF é uma política pública do governo federal criada para que os agricultores familiares sem-terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. O programa funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passíveis de desapropriação.
marcialia@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações