Luta para resolver o problema de alagamento na Vila Bartina em Itaquaquecetuba
Para pedir que as obras que ocasionam alagamento entre as ruas Araçatuba e Serra Negra, no bairro Vila Bartina, em Itaquaquecetuba, sejam feitas em caráter de urgência, Luiz Carlos Gondim (SD) esteve, em 5/4, em audiência com o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, José Roberto Rodrigues de Oliveira, no Palácio dos Bandeirantes.
"Precisamos que os serviços de dutos e de rebaixamento da calha do Córrego Três Pontes, que passam sob a linha férrea e têm contribuído para os alagamentos, sejam feitos com urgência. Temos que encontrar uma solução para ajudar a população prejudicada com a situação. Nos dias de chuva o local fica intransitável", argumentou Gondim.
Na oportunidade, o parlamentar ressaltou que desde o mês de novembro do ano passado, segundo relatos de moradores, "ocorreram diversas enchentes, uma vez que nestes locais não há vazão suficiente para águas pluviais". As fortes chuvas provocam inundações que "causam entupimento dos dutos sob a linha férrea, ocasionando grandes prejuízos materiais, além do sofrimento de milhares de moradores da Vila Bartira e adjacências", enfatizou.
O secretário da Casa Militar informou que enviará um técnico ao local para determinar qual órgão do governo deverá ser o responsável pela obra. "Provavelmente será necessária a realização de estudo hidrográfico para sabermos de onde vem o problema no rio. No que depender da minha alçada me comprometo em ajudar", concluiu.
lcgondim@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações