CCJR aprova projeto de incentivo à produção literária e cultural
O PL 1537/2015, que visa criar no Estado de São Paulo o Programa "100 Cópias Sem Custo", de incentivo à produção literária e cultural, de autoria da deputada Célia Leão (PSDB), teve parecer aprovado nesta quarta-feira, 13/4, na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O programa tem por objetivo garantir a publicação mínima de 100 exemplares, sem custo, aos beneficiados, de forma a gerar oportunidades para autores, compositores e artistas em geral divulgarem suas obras por meio de Livros e Capas em papel de disco compacto " CD, bem como estimular a publicação de trabalhos acadêmicos e democratizar a produção editorial e gráfica, provocando o surgimento de novos talentos.
A implantação, gestão e manutenção do programa caberão a um conselho editorial designado por ato do Poder Executivo, formado por representantes das secretarias estaduais de Planejamento e Gestão e da Cultura, do Conselho Estadual de Cultura e de entidades da sociedade civil organizada.
Também foi aprovado na CCJR o PL 89/2016, de autoria do deputado Chico Sardelli (PV), que obriga estabelecimentos, como lanchonetes, food trucks, bares, ou qualquer outro que sirva refeições, a informar em seus cardápios se a refeição contém ou não glúten e/ou lactose.
Os estabelecimentos terão um prazo de 180 dias para se adaptar às exigências do PL, se houver o descumprimento de tais normas, o infrator será punido. A primeira punição em caso de infração será advertência; a segunda, multa; e a terceira, em caso de reincidência, terá a duplicação do valor do valor cobrado na vez anterior.
Estiveram presentes na CCJR os deputados Célia Leão (PSDB), presidente da comissão; Marcos Zerbini (PSDB), Caio França e Carlos Cezar (ambos do PSB), Afonso Lobato (PV), Gilmaci Santos (PRB), Coronel Camilo (PSD), Márcio Camargo (PSC), Antonio Salim Curiati (PP), Roque Barbiere e Campos Machado (ambos do PTB), Itamar Borges (PMDB), Geraldo Cruz, José Zico Prado e Professor Auriel (estes do PT).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações