Semana de Combate ao amianto é marcada por ato solene
Foi realizado nesta sexta feira, 15/4, na Assembleia Legislativa, o ato solene da Semana de Combate ao Amianto. Solicitado pelo deputado Marcos Martins (PT), o evento defende a proibição do material, a fiscalização e programas de monitoramento.
Um dos convidados, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Luciano Lima Leivas, discorreu sobre o banimento do amianto em todo o país. "É possível a substituição do amianto por fibras menos nocivas", destacou Luciano. Ele também falou sobre a mortalidade e os riscos do material para os trabalhadores e cidadãos que convivem com o amianto.
O procurador disse que deve ser realizada uma ação civil pública de fiscalização do uso controlado do amianto. "O ministério atua como membro fiscalizador jurídico do material amianto", concluiu ele.
Em apoio ao ato solene, o deputado José Zico Prado (PT) saudou a iniciativa de Martins e frisou a importância da proibição do mineral. A Semana do Combate ao Amianto acontece entre os dias 18 e 24 de abril.
O amianto é um material cancerígeno, causador de doenças graves, progressivas e incuráveis. No Estado de São Paulo é proibido o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto, graças à Lei 12684/2007, de autoria do deputado Martins. Essa legislação responsabiliza os infratores, obrigando-os a providenciar o descarte adequado do produto.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações