Assembleia comemora o Dia do Enfermeiro
Nesta quinta-feira, 12/5, a Assembleia Legislativa comemorou o Dia do Enfermeiro e a 11ª Outorga do Prêmio Anna Nery, destinada a enfermeiras e enfermeiros que se destacaram em seu trabalho no ano de 2015. Iniciativa do deputado Marcos Martins (PT), que compôs a mesa e parabenizou os participantes, além de alertar esses profissionais da saúde para o risco que alguns produtos oferecem não só para a categoria, como também para toda a população. Produtos como o amianto e o mercúrio, que já tiveram o seu uso combatido pelo deputado por meio de projetos que se tornaram leis. Marcos Martins também acolheu a campanha que criou o Dia Mundial da Fibromialgia e convidou os enfermeiros a se engajarem nessa luta. O deputado aproveitou a oportunidade para alertar a categoria para "o que vem por aí", referindo-se ao afastamento da presidente.
Também participaram do ato público a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Aparecida Caetano; o representante da Central Única dos Trabalhadores, Carlos Murilo; Berenice Garces, que falou em nome do Coren-SP; e a professora Ariadne da Silva Fonseca, entre outros representantes da categoria que se sucederam na tribuna para fazer referência à data e parabenizar a presidente da federação pela outorga do prêmio que leva o nome de Anna Nery, enfermeira que saiu do interior da Bahia, onde nasceu e de onde nunca havia saído, para servir como voluntária de enfermagem na Guerra do Paraguai. Começou seu trabalho no hospital de Corrientes, mas assistiu feridos também em Salto, Humaitá, Curupaiti e Assunção. De volta ao Brasil, depois de perder um filho e um sobrinho na guerra, recebeu várias homenagens e foi condecorada com a medalha de prata humanitária. Anna recebeu, ainda, do imperador, uma pensão vitalícia com a qual educou quatro órfãos que recolheu no Paraguai.
Além dos dados apresentados sobre a carreira de enfermeiro pela mestre de cerimônias, como a existência de 120 mil profissionais só no Estado de São Paulo "e o número vem crescendo", houve também a cobrança de uma demanda da categoria, que é a mudança da carga horária semanal que passaria de 36 para 30 horas semanais.
Durante a solenidade, foram apresentados vários uniformes usados por enfermeiras ao longo do tempo, incluindo um que foi usado durante a guerra. Também foi anunciado para breve o lançamento de uma revista sobre o mundo do trabalho dos enfermeiros, que será um órgão de divulgação científica, e será editado em três línguas: português, inglês e espanhol.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações