Presidente participa de cerimônia no 2º Batalhão de Polícia de Choque da PM
16/05/2016 19:49 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Maurício Garcia de Souza
O presidente Fernando Capez participou na sexta-feira, 13/5, da cerimônia do 82º aniversário do 2º Batalhão de Polícia de Choque, tendo recebido continência de soldados e oficiais perfilados para o desfile oficial. O Batalhão Anchieta foi fundado em 7 de maio de 1934.
Em seu discurso de saudação, Capez rememorou fatos ocorridos em 1995, ocasião em que houve a invasão do estádio do Morumbi por integrantes de torcidas organizadas, e em 2006, quando torcedores derrubaram o alambrado do estádio do Pacaembu. "Foram tempos difíceis", assinalou, lembrando que pôde constatar "tanto a competência quanto a excelência" do 2º Batalhão de Choque nesses acontecimentos. "No caso do Pacaembu, apenas 18 homens do Batalhão de Choque impediram a invasão", relatou Capez, reverenciando "a dedicação, a disciplina, o trabalho ímpar e singular dos soldados e oficiais do 2º BPChq".
O coronel Ricardo Gambaroni, comandante -geral da Polícia Militar, e Mágino Alves Barbosa Filho, secretário estadual de Segurança Pública, também se manifestaram. Gambaroni saudou os soldados e oficiais que formam o 2º BPChq e referiu-se às mudanças ocorridas nesses anos, com novos equipamentos e uniformes. "O que não mudou foi a fibra dessa corporação, que é a reserva do comando-geral da PM".
Mágino Barbosa Filho lembrou atuação da tropa de choque nas recentes manifestações de ruas na cidade de São Paulo, cumprindo sua obrigação de manter a ordem pública. "A qualidade do serviço dessa tropa dá tranquilidade à sociedade brasileira", garantiu.
Durante a cerimônia houve ainda a entrega da medalha "Batalhão de Expedicionários Paulistas" a civis e militares que colaboraram com o 2º BPChq e a inauguração do retrato do ex-comandante desse batalhão, José Balestiero Filho, que entrou para a reserva. Ele foi substituído pelo tenente-coronel Luiz Gonzaga de Pereira.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações