Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais promove palestra sobre legislação eleitoral
A Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, coordenada pelo deputado Chico Sardelli (PV) promoveu, nesta segunda-feira, 1º/8, a palestra "Eleições 2016", do Projeto Azul Marinho nas Câmaras Municipais. A palestra, proferida pelo advogado Cristiano Vilela, foi dirigida a guardas municipais de diversos municípios paulistas, candidatos a vereador ou prefeito nas próximas eleições.
Cristiano Vilela discorreu sobre diversos aspectos da legislação eleitoral, com o objetivo de informar e orientar os candidatos. Entre os assuntos tratados, estavam as convenções partidárias, o registro de candidatos e impugnações, as elegibilidades e inelegibilidades, as condutas vedadas ao poder público em período eleitoral, a arrecadação, os gastos e a prestação de contas eleitorais e a propaganda pré-eleitoral e eleitoral, enfocando o que pode e o que não pode.
Com o novo panorama das eleições de 2016, em decorrências das recentes modificações na lei eleitoral, algumas mudanças importantes aconteceram, às quais é preciso atentar, esclareceu o palestrante. Entre elas, está a diminuição do tempo de campanha, de 90 para 45 dias. Com isso, mudaram também o prazo das convenções e do registro dos candidatos.
O advogado destacou a decisão do Supremo Tribunal Eleitoral de acabar com as doações de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais, lembrando que, embora sejam possíveis as doações de pessoas físicas, há regras a serem seguidas. Outro tema especialmente abordado foi a limitação das placas de propaganda. Quanto a isso, Vilela enfatizou a necessidade de que se tome muito cuidado, uma vez que agora a multa é maior e é aplicada diretamente.
Embora a campanha só possa começar após o registro dos candidatos, cujo prazo final é no dia 15/8, o palestrante explicou que a lei prevê a possibilidade de uma pré-campanha. Os candidatos podem, por exemplo, postar nas redes sociais ideias e propostas, desde que não diga que é candidato e peça voto explicitamente. Os guardas municipais presentes tiraram diversas dúvidas com o advogado que enfatizou a importância de se prevenir, uma vez que depois de cometido o delito, muitas vezes torna-se muito difícil sua resolução.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Fogos de artifício com estampido: campanha "SP sem fogos" é lançada para proteger animais
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Responsabilização de agressores e Bolsa Ração: projetos aprovados ampliam direitos dos animais
- Alesp aprova cessão de naming rights de áreas públicas, recarga de elétricos em prédios e mais; veja
- Alesp aprova lei que obriga escolas a terem 'manual de etiqueta' para uso da Internet
- Lei Ruy Ferraz Fontes e proteção a escolas: parlamentares aprovam projetos de Segurança Pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações