PL veta produtos que usem penas de ganso no Estado
Rogério Nogueira (DEM) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) projeto de lei para proibir a produção e comercialização de itens que utilizem pluma ou pena de ganso, cisnes ou outra ave em todo o Estado. A proposta, que tem o objetivo de evitar os maus-tratos às aves, foi aprovada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento em 17/8 e deve ser apreciada em plenário em breve.
O parlamentar explica que apresentou a propositura porque acredita que o procedimento para a obtenção da matéria-prima para confecção de travesseiros, edredons, entre outros, é cruel. "Os animais são depenados vivos e passam por muito sofrimento. E esse processo se repete em todos os verões, quando as aves renovam suas plumagens", enfatiza.
O projeto também já teve o aval da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa. A infração à lei acarretará em multas de R$ 5 mil a R$ 50 mil, progressivamente, em caso de reincidência.
Esta não é a primeira proposta do deputado voltada para a causa animal. Em dezembro de 2015, a Alesp aprovou projeto de lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal ou a condução de animais para o transporte de cargas nas rodovias do Estado de São Paulo.
rnogueira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Mobilização de servidores do quadro de apoio escolar cobra reajuste salarial em audiência na Alesp
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações