Defesa do ensino superior público será debatido na Frente Parlamentar das Universidades
Hospitais de ensino, fundações de apoio e financiamento do ensino superior são temas que serão debatidos em audiência da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo, no próximo dia 22 de setembro. Segundo o coordenador da Frente, deputado estadual Carlos Neder (PT), a manutenção do caráter público do ensino superior e tecnológico, sem prejuízo à qualidade, a ampliação e democratização do acesso, é uma das principais preocupações para os representantes dessas instituições públicas. "Precisamos discutir que tipo de educação priorizamos, pois, enquanto as universidades públicas sofrem com a diminuição de orçamento devido às mudanças em curso no Congresso Nacional, por outro lado avançam políticas que beneficiam a atuação da iniciativa privada e de grandes grupos educacionais, inclusive estrangeiros", alerta Neder.
A audiência foi aprovada na última reunião da Frente, no final de agosto. À época, discutiu-se o calendário de atuação do grupo neste semestre e a importância de ampliar o debate sobre o caráter público do ensino universitário e técnico-profissionalizante, especialmente neste momento em que o governo Temer propõe mudanças na legislação. É sabido que essas mudanças acarretarão graves prejuízos às políticas públicas, tanto de educação como em outras áreas sociais. A reunião ocorrerá a partir das 10h no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, com a participação das universidades federais presentes no Estado, estaduais, municipais e escolas técnicas e de ensino tecnológico.
Além deste evento, um encontro regional da Frente Parlamentar no ABCD paulista está previsto para ser realizado no dia 29 de setembro, em local a confirmar. O evento terá como tema "Fundações Públicas Municipais e seu papel no sistema educacional".
deputadoneder@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações