Hemonúcleo de Taubaté necessita de providências urgentes
O deputado Padre Afonso Lobato (PV) reuniu, no dia 23/3, a diretora regional de Saúde (DRS 17), Sandra Tutiashi, e representantes da Pastoral da Saúde, para esclarecer a situação do Hemonúcleo de Taubaté. Em data ainda não definida, o Hemonúcleo deverá passar para o Hemocentro de Ribeirão Preto.
O contrato que havia sido firmado em 2011, entre a Unicamp e a Universidade de Taubaté, por meio da Fundação Universitária de Saúde (FUST), então responsável pelo Hemonúcleo, incluía a realização de melhorias no local, fato que não ocorreu.
Como o contrato não foi renovado, a Unicamp deixará a gestão do Hemonúcleo, que passará para o Hemocentro de Ribeirão Preto. A coleta de sangue, no entanto, segundo Sandra Tutiashi, está garantida, pois num período de até quatro meses será feito um estudo financeiro e providenciado um novo local para o Hemonúcleo, uma vez que o atual prédio pertence à prefeitura de Taubaté. Um médico e uma enfermeira vão manter o funcionamento. Três grupos - Unicamp, Fundação Pró-Sangue e Colsan - irão garantir o abastecimento para a região nesse período.
"Não podemos deixar a população à mercê da burocracia", disse Padre Afonso, que se colocou à disposição para ser o interlocutor entre o Estado e os demais envolvidos, mas quer uma solução rápida para o problema.
Para os membros da Pastoral da Saúde presentes à reunião, o ideal seria uma unidade móvel para fazer a coleta na região, onde há mais de mil doadores cadastrados e são atendidos mais de 300 pacientes, sem contar os casos de urgência.
padreafonso@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações