Judicialização do tratamento de diabetes é discutida na Assembleia
Profissionais da saúde e representantes do governo estadual e de outras entidades discutiram, nesta quinta-feira, 6/4, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa por solicitação do deputado Gil Lancaster (DEM), questões relacionadas à judicialização do tratamento de diabetes e o consequente uso de recursos gerais da saúde em atendimento a questões particulares.
Além do deputado, compuseram a mesa e fizeram uso da palavra Vanessa Pirolo, coordenadora do Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes e conselheira da ADJ Diabetes Brasil; Suzana Vieira, endocrinologista e vice-presidente do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); Clarice Petramale, especialista em infectologia e saúde pública e assessora do Ministério Público; Paula Sue, membro do Comitê Técnico de Judicialização da Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e Ione Fucs, diretora da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e coordenadora jurídica do ADJ JUR.
A discussão sobre a crescente judicialização do fornecimento de medicamentos pelo poder público estadual focou, principalmente, os efeitos sobre os recursos específicos para a área da saúde, que passam a ser ainda mais limitados a partir de tais obrigações. Especificamente com relação aos tratamentos de diabetes, o ponto crítico é o fornecimento de fármacos análogos às insulinas de ação rápida, que são de uso específico e de alto custo, ao mesmo tempo em que faltam seringas e insulinas mais simples para as unidades de saúde e seus usuários.
Defendeu-se que, antes de garantir os tratamentos complexos e de indicação restrita e específica, deveria ser garantido o atendimento básico a todos. Corroborando tal ideia, argumentou-se que a indicação dos análogos está bem definida cientificamente para o diabetes tipo I, mas não para o II " que inclusive é o mais frequente na população. Ademais, o tratamento eficaz dessas enfermidades é multidisciplinar e requer diversas abordagens, incluindo até o estilo de vida do paciente, de forma que a simples obtenção dos fármacos análogos não se justifica como primeira medida, mas somente como alternativa ulterior. Outro aspecto destacado pelos debatedores é a necessidade da criação de uma rede específica de atendimento ao diabetes tipo I no SUS.
A tese defendida em consenso foi a de que, com o adequado atendimento básico à saúde e uma abordagem múltipla e cuidadosa, a necessidade do uso de análogos às insulinas de ação rápida será minimizada. As ações judiciais não devem, portanto, continuar banalizadas e sem critérios técnicos rígidos para o fornecimento desses fármacos. Assim, os recursos para a saúde não restariam comprometidos apenas com alguns usuários e seria possível o acesso democrático a serviços de qualidade, segundo o argumento dos palestrantes.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações