Entrevista com o deputado Jooji Hato

27/04/2017 19:51 | Entrevista | Da Redação

Jooji Hato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com nove anos de mandatos consecutivos em seu currículo político - sendo sete como vereador e dois como deputado estadual - Jooji Hato (PMDB) fala, nesta edição do Mandato em Pauta, sobre sua atuação como parlamentar e relembra as conquistas e desafios da época em que era vereador do município de São Paulo.

Descendente de imigrantes japoneses, Jooji Hato nasceu na cidade de Pacaembu, em São Paulo, onde trabalhou com seus pais na roça e em uma padaria até mudar-se para a capital e se formar médico cirurgião pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Começou sua trajetória política em 1982, quando foi eleito vereador com 60 mil votos. Seguiu assim por mais sete mandatos até eleger-se deputado estadual em 2010. Como médico, Jooji tem os trabalhos legislativos voltados para a área da saúde e segurança pública. "Meus projetos buscam recuperar o respeito às pessoas".

A dupla carreira - médico e político - garante ao deputado a oportunidade de representar no legislativo as muitas pautas demandadas da saúde e buscar melhorias para os pacientes e garantias para os profissionais da área.

Um exemplo dessa ligação entre mandato e saúde é a origem da Lei Seca, uma das conquistas do deputado quando ainda era vereador. "Isso surgiu quando eu era médico e recebia durante os plantões dezenas de mulheres, mães, esposas e irmãs agredidas pelos maridos, filhos que chegavam bêbados em casa. Foi no Pronto Socorro da Santa Casa que eu percebi a necessidade de criar essa lei", diz Jooji.

Debates e atuação

O deputado coordenou, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a frente parlamentar Pró-Vitimas da Violência e a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras drogas.

Tendo o combate a drogas como um marco de seus mandatos, Jooji fala, com alegria, que o prefeito João Dória tem utilizado na cidade de São Paulo uma medida baseada em um projeto de lei de sua autoria. A aplicação de câmeras de segurança nas cracolândias dos municípios tem como base o Projeto de Lei 15.518, de 2014, que dispõe sobre a instalação do monitoramento por câmeras em áreas com muitas ocorrências policiais. "Hoje a gente consegue cruzar os sinais das câmeras e rastrear com mais facilidade placas de carros roubados e ladrões. Isso aumenta a segurança, diminui as ocorrências e ainda evita que as pessoas sejam feridas", explica.

O deputado destaca a importância das frentes parlamentares e das CPIs em chamar a atenção e orientar a sociedade. "A CPI da Obesidade Infantil teve uma relevância grande no que diz respeito a levantamento de dados e percebermos a real situação do problema no Estado de São Paulo. A partir dela nós pudemos orientar a população. Hoje o consumo de gorduras, açúcar e sal é muito alto e é algo que precisa ser mudado", exalta.

Diante do problema, um dos projetos de lei de Jooji dispõe sobre a obrigatoriedade de aplicação do teste de glicemia capilar nos Prontos-Socorros e Unidades Básicas de Saúde em crianças de 0 a 6 anos no Estado. O deputado comenta também a dificuldade de aprovação dos projetos: "Enviamos projeto de interesse público e eles são vetados".

Dentre os projetos de Jooji vetados pelo governador estão a instalação de detectores de metal em repartições públicas, a proibição das garupas nas motos e a proibição de saleiros nas mesas de bares e restaurantes.

Desafios

O deputado ressalta que para os próximos dois anos espera, antes de tudo, uma melhora na situação política e econômica do país, e para o mandato almeja conseguir aprovação do projeto que propõe o teste de glicemia para crianças. Para seu futuro político declara "vou me candidatar ao que o partido desejar que eu seja".