Líderes destacam importância da liberdade religiosa
Representantes de várias igrejas como a católica, evangélica, muçulmana, zen-budista, espírita e de matrizes africanas, fizeram coro, nesta segunda-feira (29/5) à celebração do Dia Estadual da Liberdade Religiosa. Comemorada desde 2014, quando foi editada a Lei 15.365, de autoria do deputado Campos Machado (PTB), os religiosos reiteraram as manifestações de parlamentares e autoridades presentes em prol da união, fé, esperança e amor e contra a intolerância ainda presente neste século XXI.
Ao abrir a sessão solene, o presidente Cauê Macris (PSDB) disse que, ao ser eleito, assumiu como um de seus compromissos, juntamente com os demais 93 parlamentares, estimular a utilização plena do Parlamento paulista. Desta forma, não poderia haver local mais adequado à celebração da liberdade religiosa que a Assembleia Legislativa.
Campos Machado relatou como resolveu encampar a temática da liberdade religiosa. À época em que trabalhava como advogado criminalista, foi procurado por adventistas. Na ocasião, eles o informaram sobre policiais civis e militares estarem impedidos de prestar concurso, frequentar escolas e outras atividades aos fins de semana, sob risco de afrontarem sua fé. "Esta briga durou dois anos e foi aí que resolvi lutar para resolver a questão. Esta é a maior das liberdades", disse.
O parlamentar falou, ainda, que as religiões baseiam-se em três palavras: amor, fé e esperança. "O amor que une os corações das pessoas; a fé na família, em Deus, nas crenças de cada um; e a esperança que se renova e nos faz acreditar", disse.
Intolerância
A deputada Clélia Gomes (PHS) denunciou um caso de intolerância religiosa ocorrida no dia 28/5. Um pai de santo teria sido esfaqueado durante um culto em sua casa. Segundo ela, não há como fazer o boletim de ocorrência pela internet porque no site da secretaria de Segurança Pública não há um ícone para a intolerância religiosa. "Por esta razão, acionamos o Ministério Público. Apesar de cursos e fóruns sobre liberdade religiosa, infelizmente ainda se veem atitudes como estas. Dói muito não poder professar sua fé dentro de sua casa. Minha religião tem o verbo respeitar, aceitar todos, independentemente de quem quer que seja", disse.
Estiveram presentes no ato solene o Pastor Edmar Ribeiro, representando todas as linhas evangélicas; Alcides Coimbra, secretário geral da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e também da International Religious Liberty Association (Irla); Padre Nélson Silvino; o Babálorixá Tinho D"Ode, representando as religiões de matriz africana; Luiz Madureira, secretário adjunto da Justiça e Defesa da Cidadania; e o sheik Abdelhamed Metnally.
Todos eles manifestaram-se contra a intolerância, observando que o Brasil, como Estado laico, permite a celebração de todos os credos, garantidos inclusive pela Constituição Federal.
Ao final da cerimônia, foram entregues medalhas a cerca de vinte representantes de religiões diversas.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações