Audiência aborda projetos pedagógicos nas escolas

09/06/2017 17:57 | Da Redação

A Assembleia Legislativa sediou audiência pública nesta quinta-feira (8/6) para debater a educação de qualidade por meio do PPP - Projetos Políticos Pedagógicos. Na ocasião a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Héllio Tavares, localizada no extremo da Zona Leste de São Paulo, foi homenageada pelo trabalho pedagógico realizado. Para o autor da iniciativa, deputado Carlos Giannazi (PSOL), na escola existe um verdadeiro exemplo de práticas democráticas. "Com o PPP bem estruturado, a escola ganha uma identidade clara. Neste projeto há uma equipe com representantes da comunidade, da família dos alunos, do corpo docente e demais funcionários da escola, para determinar os rumos de uma aprendizagem de qualidade", diz.

Para a coordenadora pedagógica da escola Héllio Tavares, Maria Creuza, "a educação tem um poder enorme de transformação do cidadão".

Valdilene Melo da Silva, coordenadora pedagógica do ciclo de alfabetização interdisciplinar da escola, falou sobre a prática do TCA - Trabalho Colaborativo de Autoria, em que os alunos escolhem um tema, fazem a pesquisa com autonomia e retornam para a sala de aula para adequação e orientação em conjunto com o corpo docente.

O diretor do colégio, Cleber Peixoto, disse que o projeto foi implantado em outra gestão, mas que todos os segmentos envolvidos deram continuidade para que os exercícios da cidadania e democracia se solidificassem e não fossem interrompidos.

"Os Projetos Políticos-Pedagógicos vêm envolver a comunidade no trabalho de formação educacional e compartilhar a responsabilidade em definir os rumos da escola. Este processo é um desafio e tanto", disse Giannazi.

Além dos citados, estiveram presentes diversos educadores e representantes de sindicatos e associações.