Prêmio Inezita Barroso homenageia música caipira de raiz
A cantora Inezita Barroso, eterna rainha da música caipira, foi homenageada na Assembleia Legislativa. O evento aconteceu nesta sexta-feira (23/6), com a realização da primeira edição do Prêmio Inezita Barroso. Foram homenageados cantores e orquestras de música sertaneja de raiz, em sessão solene realizada no plenário Juscelino Kubitscheck.
O deputado Marcos Martins (PT), proponente do prêmio, comemorou a realização. "A conquista foi muito difícil e o apoio da família da cantora foi importantíssimo. Este prêmio tem importância muito grande, pois precisamos vencer preconceitos com o caipira e com a música caipira de raiz, que é nossa cultura e verdadeira música brasileira", disse.
Inezita Barroso foi homenageada, in memoriam, por meio da filha, Marta Barroso, que agradeceu à Assembleia Legislativa pela iniciativa. Marta contou que a mãe era uma pessoa muito simples, de hábitos comuns, que gostava de andar descalça e amava os animais. "Ela era bem povão. Curioso é que, em casa, não cantava nem ouvia música. Inezita queria ser lembrada pelo vozeirão e pelas músicas caipiras que cantava e, por meio do Prêmio, o desejo dela será realizado", disse.
A neta da cantora, Paula Bandeira Maia, confidenciou que a avó cantava para ela no berço e que era diferente das demais avós da época. "A homenagem é perfeita. Ela lutou por muitos anos para que os valores e a cultura do povo brasileiro não se distorcessem e pela valorização de tudo que é regional no país", concluiu.
As orquestras Corporação Musical 24 de Junho e Os Violeiros de Santa Fé apresentaram músicas que Inezita imortalizou, ao cantar: Luar do sertão e Flor do cafezal.
Além das duas orquestras, foram premiados os cantores Ana e Miguel Cervan (in memoriam), a dupla sertaneja Duo Glacial; o compositor Jesus Belmiro; o cantor Léu, da dupla Liu e Léu; a orquestra Violeiros de Osasco; o artista plástico Daniel Firmino; o cantor e compositor Luiz Mariano Silveira Leite, o Zinho do Violão; o cantor Matheus Calil, da dupla Viola Show e Matheus Calil; a cantora Bruna Viola; e a compositora Valéria Leão.
A mesa foi presidida pela deputada e presidente da Comissão de Educação e Cultura, Beth Sahão (PT), e composta pelos deputados Marcos Martins e João Paulo Rillo (PT); Itamar Borges (PMDB); Welson Gasparini e Fernando Capez (PSDB), Rita Passos (PSD) e também por Marta Barroso e Paula Bandeira Maia, filha e neta de Inezita Barroso, respectivamente.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações