Lançada a Frente Parlamentar da Síndrome de Down


29/06/2017 19:37 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Roberto Engler e adolescentes com Síndrome de Down<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler e adolescentes com Síndrome de Down<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204592.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Conscientização sobre a Síndrome de Down, coordenada pelo deputado Roberto Engler (PSDB), foi lançada no sábado (24/6), em Franca. O objetivo é utilizar a informação como arma contra o preconceito e trunfo para promover a inclusão da pessoa com Síndrome de Down. Mais de 150 pessoas participaram do encontro.

Além do deputado, participaram do encontro os vereadores de Franca, Adérmis Marini, Carlos César Arcolino (o Kaká) e Pastor Otávio Pinheiro; o prefeito do município de Severínia, Celso da Silva; a dirigente regional de Ensino de Franca, Maria Luiza Franco; a coordenadora do Movimento Crer pra Ver - que reúne mães de crianças e de adolescentes com Síndrome de Down -, Karla Janaine Moraes Borges; o presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca, Agenor Gado; entre outras lideranças políticas e civis de mais de dez municípios.

A primeira reunião demonstrou como deverá ser o trabalho realizado pela frente. As professoras Patrícia Zutião e Gabriela Valadão, respectivamente doutoranda e pós-doutoranda em Educação Especial na Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), fizeram uma rica explanação sobre aspectos educacionais relacionados ao aluno com deficiência. Abordaram em especial a regulamentação do PEI (Plano de Ensino Individualizado), seus aspectos conceituais e a forma como ele funciona na prática.

"A questão da Educação é uma das principais quando se fala da pessoa com Síndrome de Down e também com outros tipos de deficiência. Somente com o interesse da sociedade é possível promover a verdadeira inclusão e diminuir o preconceito. E, para isso, trabalhar com a informação é essencial", disse o deputado Roberto Engler.

Cinquenta e dois deputados estaduais fazem parte da frente parlamentar, que tem o deputado estadual Carlos Neder (PT) como seu vice-coordenador.

alesp