Seminário busca solução contra "nuvens de agrotóxico"

30/06/2017 18:40 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

O seminário "Agrotóxico é risco" discutiu os prejuízos ambientais, alimentares e sociais provocados pelo uso de venenos no cultivo de alimentos no Brasil, no último sábado (24), na Câmara dos Vereadores de Araraquara. Uma das maiores reclamações é a chamada "deriva", ou seja, quando o pesticida aplicado por avião atinge lavouras vizinhas, levadas pelo vento.

A atividade foi realizada em parceria pelos mandatos da deputada estadual Márcia Lia e do deputado federal Nilto Tatto e reuniu produtores assentados, agricultores familiares, prefeitos, vereadores, representantes de sindicatos, cooperativas e associações de agricultura familiar e outras autoridades da região de Araraquara.

"O uso de agrotóxicos é muito preocupante. Há prejuízos para o alimento, para produção no campo, para a renda do agricultor, para a qualidade de vidas das pessoas e também pode comprometer a continuidade das pessoas na área rural", observa Márcia Lia.

O seminário contou com a presença do prefeito de Itirapuã, Rui Gonçalves, do vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto, dos vereadores Paulo Landim e Toninho do Mel (Araraquara), Alemão do Transporte (Américo Brasiliense) e Agnelo Leite da Cruz (Itirapuã); do presidente da Fundesport, Evandro Rocha; dos presidentes do PT Leonice Calçada (Itápolis), Odair José da Silva (Ibitinga), Cícero Quirino da Costa (Dobrada) e João Roberto da Silva (Jaboticabal); do secretário de governo de Itirapuã, Alexsander Silva Terêncio; do coordenador da CUT Subsede São Carlos, Edinaldo Ferreira; da assessora especial para Polícias para Pessoas com Deficiência, Elisa dos Santos; e do ex-presidente da Câmara de Nova Europa, Toninho da Bota.

marcialia@al.sp.gov.br