Institutos ambientais reúnem-se na Assembleia
Representantes dos institutos Geológico, Florestal e de Botânica reuniram-se na última sexta-feira (11/8) na Alesp e discutiram os problemas enfrentados pelos órgãos.
As instituições compõem a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e colocam-se contrárias ao plano do governo de unir as três fundações no Instituto da Biodiversidade, com sede única. "A fusão servirá para maquiar a intenção da venda dos imóveis. Não há interesse de melhorar as pesquisas e as especificidades de cada órgão não foram consideradas", explica Paulo César Fernandes, do Instituto Geológico (IG).
Os representantes compareceram à Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa e Fundações Públicas do Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado Carlos Neder (PT). O deputado afirmou que as denúncias são graves. "O objetivo do governo é transformar esse patrimônio em dinheiro. O problema é muito mais complexo que apenas fundir os institutos, as decisões podem levar à extinção dos órgãos", afirmou.
De acordo com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), entre 2014 e 2015 foram realizadas, em média, 1426 pesquisas.
Representando o Instituto Florestal (IF), Elaine Aparecida Rodrigues afirmou que a união dos órgãos comprometerá o patrimônio natural do Estado. O IF, vinculado à SMA desde 1986, é responsável pela preservação de dez estações ecológicas, um parque estadual, 18 estações experimentais, dois viveiros florestais, dois hortos florestais e 14 florestas, somando mais de 53 mil hectares.
O Instituto de Botânica alegou que a modificação estrutural das fundações não passou por sugestões de funcionários. "Houve um pedido de desocupação imediata e sem justificativa do herbário e do acervo fotográfico do instituto.", declarou Inês Cordeiro, representante do órgão.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações