Conselho de Ética e Decoro Parlamentar elege presidente e vice
Em reunião nesta terça-feira (3/10), no auditório Teotônio Vilela, os deputados Carlão Pignatari (PSDB) e Afonso Lobato (PV) foram eleitos presidente e vice do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp, respectivamente.
"O papel do conselho é investigar denúncias sobre decoro e outras situações, como por exemplo o caso de um deputado empurrar um policial", explicou Pignatari. "Precisamos continuar a desenvolver um trabalho com transparência e compromisso", afirmou Afonso Lobato.
De acordo com o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp, o conselho (instituído em 1994) tem como função zelar pelo cumprimento do bom mandato parlamentar. Nesse sentido, são elencados como deveres fundamentais do deputado defender os interesses populares, aprimorar a legislação, atuar com dignidade e com respeito à coisa pública e à vontade popular e ser assíduo às atividades internas da Casa.
Em sessão plenária no último dia 19/9, foram nomeados como membros efetivos, além dos citados, os deputados André Soares (DEM), Campos Machado (PTB), Maria Lúcia Amary (PSDB), Coronel Camilo (PSD), Davi Zaia (PPS), Ed Thomas (PSB) e João Paulo Rillo (PT). Para suplentes, foram indicados Aldo Demarchi (DEM), Caio França (PSB), Fernando Curi (PPS), Marcos Zerbini e Vaz de Lima (ambos do PSDB), Marta Costa (PSD), Reinaldo Alguz (PV), Roque Barbieri (PTB) e Teonílio Barba (PT).
Na reunião de eleição também estiveram presentes os deputados Coronel Camilo, Ed Thomas e Davi Zaia.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações