Audiência pública discute programas de reabilitação
A Assembleia Legislativa recebeu na última quarta-feira (18/10) audiência pública que discutiu "As Diversas Violações de Direitos Impostas pelos Programas Recomeço e Redenção". A reunião foi uma iniciativa da deputada Beth Sahão (PT) e teve o apoio da bancada do Partido dos Trabalhadores.
Os programas abordados no evento são iniciativas do governo estadual (Recomeço) e da prefeitura (Redenção) de São Paulo. Ambos são voltados ao auxílio a dependentes químicos, principalmente usuários de crack. A ajuda é oferecida por meio de tratamento e acompanhamento multiprofissional aos pacientes e seus familiares.
A parlamentar, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, ressalta que o evento é resultado de uma série de discussões anteriores sobre o tema e que foi necessário trazer o assunto para o Parlamento. "Precisamos ampliar o diálogo e apontar para a sociedade e para os governos do Estado e da cidade de São Paulo que suas ações com os dependentes químicos não trazem resultados eficazes e comprometem a política pública que vinha sendo feita e que foi reconhecida por profissionais da área", disse.
Os participantes da audiência discutiram sobre a eficácia da aplicação da política estadual de acolhimento aos dependentes químicos, o custo dos programas citados e sua consequência para a população, e a ação da Prefeitura de São Paulo na Cracolândia.
Além disso, foi apresentado relatório de fiscalização de tais políticas estaduais. O documento foi produzido pelos conselhos regionais profissionais de psicologia, medicina, terapia ocupacional, da assistência social e da defensoria pública.
Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo, órgão que acompanha as pessoas atendidas pelos programas, Maria Nazareth Cupertino indicou falhas nas duas iniciativas. "Há um descaso no encaminhamento: faltam médicos, enfermeiros e psiquiatras especializados para tratar dos dependentes. Além disso, muitas vezes a abordagem é feita de forma agressiva, há pessoas que vão apenas para não sofrer violência", afirma.
Para Alderon Pereira da Costa, ouvidor da Defensoria Pública do Estado, os programas "otimizam a violação dos direitos humanos das pessoas em situação de rua e dependentes químicos". "Ocorrem muitas prisões ilegais, por uso de droga e por falta de endereço fixo", explica. Para o ouvidor, o Poder Judiciário precisa garantir os direitos desta população.
A deputada Beth Sahão afirma que o objetivo é chamar atenção da sociedade para pressionar o Poder Público a tomar providências sobre os aspectos apresentados. "O ideal seria propor um projeto de lei, mas nesta Casa nós ficamos um ano para aprovar uma proposta, isso quando conseguimos. Então, o mais eficiente é que todos saiam daqui envolvidos e busquem diálogos com o governo."
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- 1 ano após aprovação na Alesp, obras do Túnel Santos-Guarujá devem começar nos próximos meses
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações