Alesp recebe seminário sobre educação digital e cidadania
O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão ligado à Assembleia Legislativa, promoveu o seminário Educação e Liberdade: alicerces da cidadania, na última quinta-feira (9/11), reunindo professores e especialistas do direito e da tecnologia da informação. O evento dividiu-se em duas frentes: "cidadania e inclusão digital" e "políticas públicas para a educação".
A professora Adriana Barroso de Azevedo, da Universidade Metodista, comentou a dificuldade dos docentes em relação ao uso da tecnologia na base da educação. "Nos últimos anos tenho me dedicado como pesquisadora da educação básica. Minha pesquisa também aborda a recepção dessa nova geração dentro da escola, com a qual, muitas vezes, nós, professores, não estamos sabendo lidar", disse.
Ela relata que o educador deve estabelecer novas conexões com os alunos, utilizando-se de novas linguagens. "Hoje, quando trabalhamos um conceito de cidadania mais amplo, o virtual e o digital passam a expandir a ideia de participação. A busca é por uma cidadania que seja possível e inclua o professor, que formará um aluno capaz de atuar no mundo digital", afirmou.
Célio Pereira Oliveira Neto, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, chamou a atenção para o modo como a tecnologia tornou-se parte indissociável da nossa vida. "A internet ganhou o mundo em dez anos, já se fala em um celular implantado no corpo humano até 2019. Como pensar em desconexão do trabalho, que faz parte do direito ao descanso e ao lazer, com um celular no corpo?", comentou.
Especialista em Direito do Trabalho pela PUC-SP, o professor considera que o modo de vida e de trabalho mudará bruscamente. "O emprego tradicional desaparecerá gradualmente. 75% da geração Z trabalhará em empregos que hoje não existem", disse.
Maria Cristina Teixeira, professora de Direito e Gestão Pública da Universidade Metodista, incluiu no debate a reforma trabalhista. "Muitas vezes, quando falamos de tecnologia e empreendedorismo, surgem dúvidas pelo fato de o trabalho e as relações sociais mudarem tanto em pouco tempo. No Brasil, o conceito de proteção ao direito do trabalho, como é conhecido, passará por mudanças", declarou.
O presidente do ILP, Vinicius Schurgelies, afirmou que o instituto busca oferecer um espaço para o desenvolvimento humano e o aperfeiçoamento tanto dos servidores, como da sociedade em geral. "O objetivo é permitir a interlocução do Poder Público com a população, na intenção de fornecer instrumentos para o desenvolvimento social como um todo", disse.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações