Audiência pública discute epidemia de Aids/Hiv
A Frente Parlamentar de Enfrentamento às Dst/Hiv/Aids realizou uma audiência para a discussão da destinação de verba pública para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. O evento ocorreu nesta última quarta-feira, (29/11), no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa.
A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) é presidente da Frente Parlamentar, e se mostrou preocupada com a decisão do Ministério da Saúde de diminuir o número de blocos de financiamento de seis para dois, e de destinar os recursos para os municípios. "Com isso as cidades poderão destinar a verba para aquilo que enxergam como prioridade", comentou.
Uma das ideias da parlamentar é fazer uma moção ao Ministério da Saúde para que seja definida uma quantidade específica desses recursos para o enfrentamento das DSTs e HIV. Ela apresentou também um projeto de lei que regulamenta políticas públicas para jovens e adolescentes acerca das doenças.
A diretora do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna, concorda com a posição da deputada. "Precisamos de definição de recursos que deem conta da manutenção da nossa política específica de DST/Aids e hepatites virais", afirmou. De acordo com ela, para 2018, a verba para o enfrentamento está garantida.
O assessor técnico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ivo Brito, comentou que a medida aplicada pelo órgão é para unificação dos blocos de financiamento, a fim de fazê-los mais compatíveis com orçamento e planejamento. "Mesmo com uma maior autonomia dos municípios em definir suas prioridades, nada irá atrapalhar no enfrentamento às DST/Aids. O problema estará correlacionado à capacidade de gestão e governança das cidades", explicou.
Mas a preocupação com essa redução é sentida por Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum de ONGs Aids do Estado de São Paulo. Segundo ele, com menos blocos de financiamentos, os casos de Dst/Aids podem aumentar. "Se houver corte de recursos, a epidemia pode aumentar, colocando mais pessoas em risco", disse.
Os deputados Ed Thomas (PSB) e Luiz Turco (PT) também participaram da audiência pública.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações