CPI de Maus-Tratos Contra Animais convoca Unesp e Unicamp
O uso de cobaias no ensino (em sala de aula, não na pesquisa) é uma prática cruel e desnecessária que precisa chegar ao fim a exemplo do que já acontece nas melhores universidades do mundo. Todos os dias cães, gatos, porcos, vacas, coelhos, ratos e outros animais são submetidos a procedimentos absolutamente ultrapassados que causam dor física e psicológica, e que já possuem métodos substitutivos que são, além de éticos, muito mais eficientes.
Depois de ouvir a USP no dia 28 de novembro, a CPI de Maus-Tratos Contra Animais da Assembleia Legislativa de SP, que tem como presidente o deputado estadual Feliciano Filho e é formada por outros oito deputados de diferentes partidos, convoca agora a Unesp, por meio do professor doutor José Roberto Bosqueiro, da Faculdade de Ciências da Unidade de Bauru e a Unicamp, representada pelo professor doutor Wagner José Fávaro, do Instituto de Biologia para os dias 12 e 13 de dezembro, respectivamente.
As três universidades se declararam contrárias ao PL 706 de Feliciano Filho que restringe o uso de animais no ensino. A alegação é de que não existem métodos substitutivos para todos os procedimentos fazendo-se necessário, inclusive, o emprego de diversos animais saudáveis em cirurgias, muitas vezes, apenas para ver o funcionamento dos órgãos internos.
No entanto, várias universidades no Brasil já deixaram de usar cobaias no ensino como a Faculdade de Medicina do ABC, FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), Anhembi-Morumbi, FAM (Faculdade das Américas), Universidade de Guarulhos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Tocantis, Faculdade Metropolitana de Manaus e Universidade Federal de Pernambuco.
Segundo o Comitê de Médicos para a Medicina Responsável (com sede em Washington e 12 mil médicos associados em todo o mundo), das 202 faculdades médicas existentes nos EUA e Canadá, mais nenhuma usa cobaias em aulas práticas desde 2016. No QS World University Rankings 2016-2017, que mede anualmente a qualidade do ensino universitário no mundo, as três primeiras colocações são MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Stanford e Harvard " universidades americanas que não fazem uso de cobaias em seus cursos de Medicina.
Protetores, ativistas, professores, estudantes e amantes dos animais em geral estão convidados para assistir a discussão sobre o uso de cobaias no ensino que, durante os dois dias, acontece às 11h, no Auditório Teotônio Vilela, na Av Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar, no Parque do Ibirapuera.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações