Comissão recebe o diretor da Faculdade de Medicina de Marília
Em reunião realizada nesta terça-feira (12/12), os deputados membros da Comissão de Educação e Cultura ouviram o diretor da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Valdeir Fagundes de Queiroz, que prestou esclarecimentos sobre a gestão da entidade.
O diretor afirmou que o principal problema da faculdade é o direcionamento do orçamento para as fundações. A Fanema é uma autarquia e desde 1994 é administrada pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília e pela Fundação de Apoio a Faculdade de Medicina de Marília (Famar), que detém os recursos financeiros.
"Há processos contra a instituição porque existem funcionários que não são da autarquia e, dessa forma, o dinheiro realmente fica insuficiente", explicou. Queiroz informou ainda que os recursos repassados pelo Estado vão para as fundações pagarem os salários. "Esse é o nosso grande problema", descreveu.
O convite aprovado na comissão foi de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL). "Nós acompanhamos as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público direcionadas à fundação que gere a faculdade. Ela foi acusada de peculato e formação de quadrilha, direcionamento de licitações e de contratação de clínicas particulares dos próprios diretores", afirmou. Giannazi também citou alguns problemas da infraestrutura. "Falta material didático, as instalações são precárias e apenas 60 bolsas auxílio no valor de R$ 330 reais são disponibilizadas", disse.
Últimos indicados ao Prêmio Inezita Barroso
A comissão aprovou a indicação dos dois últimos concorrentes ao prêmio Inezita Barroso, que participarão da segunda edição da homenagem oferecida pela Assembleia. O prêmio prestigia as personalidades que se destacaram na contribuição à música caipira e popular no Estado.
O deputado Marcos Martins (PT), autor da resolução 910/2016 que instituiu o prêmio, afirmou que não há como aumentar o número de participantes indicados pela comissão. "Eu gostaria que todos que foram apresentados fossem contemplados, mas o texto da lei fala em dez proposições", disse.
A votação ocorreu nominalmente, de forma que os membros aprovaram a Companhia Cênica de São José do Rio Preto, indicada pelo deputado João Paulo Rillo (PT) e a Orquestra Penapolense de Música Raiz, proposta pelo deputado Itamar Borges (PMDB), ambos com quatro votos cada uma.
A reunião foi presidida pela deputa Beth Sahão (PT) e contou com a presença dos deputados Marcos Martins e Luiz Turco (ambos do PT), Itamar Borges (PMDB), Davi Zaia (PPS), Cezinha de Madureira (DEM), Gilmaci Santos (PRB), Leci Brandão (PCdoB), Carlos Giannazi (PSOL), Rita Passos (PSD), Welson Gasparini, Marco Vinholi e Carlão Pignatari (todos do PSDB).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações