Prestação de contas dos partidos é tema de oficina do ILP
A professora Rita Gonçalves, formada pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em prestação de contas eleitorais, ministrou, no último dia 13/12, a palestra "Prestação de Contas dos Partidos - aspectos práticos", no Auditório Paulo Kobayashi.
Embora o conteúdo da palestra fosse direcionado a dirigentes e profissionais que atuam na administração de partidos políticos, a professora explicou termos técnicos e estruturas jurídicas complexas de modo objetivo e em linguagem acessível para leigos no assunto.
Utilizando-se de exemplos concretos para retratar melhor cada item apresentado, a palestra deixou evidente que é preciso acompanhar e estudar as constantes mudanças na legislação e nas jurisprudências. Para Rita, compreender as mudanças é a melhor forma de se prevenir. A falta de conhecimento do que está em vigor e as dificuldades na interpretação das leis prejudicam de forma direta os dirigentes e os candidatos partidários. Com a aproximação das eleições, as dificuldades só se agravam e a falta de um profissional contábil e um advogado, que são obrigatórios para os partidos, pode acarretar em dificuldades sérias com a justiça eleitoral.
Ao término da exposição, houve um debate entre os participantes. Foram discutidas as novidades na prestação de contas para as eleições de 2018, os limites de gastos para as campanhas, o funcionamento do fundo especial de financiamento de campanhas (FEFC), o financiamento coletivo e as doações e seus limites.
A palestra é fruto de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a ePublika, fazendo parte do Ciclo de Eleições 2018.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações