Opinião - Univesp : educação inclusiva


16/03/2018 12:13 | Chico Sardelli

Compartilhar:


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é certamente o maior projeto social e de inclusão na área de educação no Brasil. Tenho participado da inauguração de novos polos e das aulas inaugurais pelo interior do Estado e presenciado momentos de grande emoção dos alunos, que conquistaram a vaga por meio do vestibular e agora têm a grande oportunidade de cursar o ensino superior gratuitamente.

A quarta universidade pública de São Paulo vem apresentando um cresci­mento impressionante pela qualidade de ensino e o interesse pelo ensino a distância. A Univesp tem o apoio total das co-irmãs Universidade de São Paulo (USP), para os cursos de engenharia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no curso de matemática, e Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no curso de pedagogia. Além do Centro Paulo Souza, com o novo curso de tecnólogo em gestão pública.

Com as novas tur­mas for­ma­das, que ini­ciaram as aulas em fe­ve­reiro, hoje a Univesp tem 42,5 mil alunos, em 210 mu­nicípios atendidos. Um projeto do governador Geraldo Alckmin, que foi sensível à necessidade de vagas gratuitas no ensino superior, desenvolvido pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Márcio França, e que tem sua expansão nas mãos do diretor da instituição, Ricardo Bocalon, com diálogo aberto junto aos prefeitos e suas equipes sobre a importância dessa parceria.

A Univesp consegue resgatar os alunos que ainda não tiveram oportunidade de fazer uma faculdade. A média de idade dos seus alunos é de 22 a 45 anos. Pessoas que trabalham e não tinham disponibilidade de tempo nem condições financeiras de pagar uma faculdade particular. Pelo ensino a distância, o aluno da Univesp adequa-se aos horários de trabalho e faz o curso gratuitamente. Outro dado importante é que 85% dos alunos matriculados vêm da escola pública.

O sonho de muitos está sendo realizado, dos mais jovens aos pais e mães de famílias. Nas inaugurações e visitas aos polos estou tendo a alegria de ouvir desses novos matriculados histórias de vida incríveis, e a esperança de um futuro melhor com o diploma de ensino superior. A esses deixo meu incentivo e motivação, para que não desistam no meio do caminho. Sejam perseverantes na busca desse sonho, independentemente das pedras que possam aparecer nessa caminhada.

Por meio do meu mandato, tive a grata satisfação de intermediar a instalação da Univesp em mais de 60 municípios. Investimento em educação é para a vida toda. O conhecimento transforma uma sociedade, um país. Esse é o legado mais importante que podemos deixar.

Chico Sardelli é deputado pelo PV

alesp