Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde


16/03/2018 12:13 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato e Paulo Lemos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219057.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A criação de uma frente parlamentar em defesa dos agentes comunitários de Saúde (ACS) do Estado de São Paulo foi proposta pelo deputado Padre Afonso Lobato, para atender as demandas apresentadas pela categoria. O pedido já foi encaminhado à mesa diretora da Alesp e aguarda a adesão de outros deputados.

Em encontro realizado na semana passada, no gabinete do deputado, o assistente jurídico do Sindicomunitário-SP João Paulo Lemos, entregou a ele o pedido de apoio também para a implantação do curso técnico de Agentes Comunitário de Saúde.

Segundo Lemos, o objetivo do curso é formar técnicos de nível médio, de acordo com a demanda de cada região, com carga horária de 1.200 horas mais 600 horas de estágio.

A Frente surge para defender as propostas dos Agentes Comunitários de Saúde, de fortalecimento do SUS nos municípios, a expansão das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a qualificação dos agentes com a implantação do curso técnico a ser oferecido gratuitamente aos profissionais da área.

"A qualificação e a expansão dos Agentes Comunitários de Saúde vão fortalecer o atendimento á população na erradicação das epidemias", diz Padre Afonso, ao solicitar a implantação da Frente Parlamentar.

alesp