Ato Solene pelo Dia Nacional do Candomblé é realizado na Alesp
A fim de mobilizar a sociedade para que haja o respeito a livre manifestação do culto religioso, um ato solene foi realizado nesta segunda-feira (26/3). A iniciativa reuniu no Auditório Franco Montoro vários representantes e adeptos do Candomblé. A sessão foi idealizada pelo deputado estadual Luiz Turco (PT), com o apoio do deputado federal Vicentinho (PT).
O projeto de lei 3551/15, de autoria de Vicentinho, propõe instituir o dia 30 de setembro como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
"Esta proposta já passou por todas as comissões da Câmara dos Deputados e está na última comissão, para depois seguir ao senado", explica.
Para o deputado Luiz Turco, a lei deve ser aprovada rapidamente. "Nós entendemos que hoje no Brasil existe uma diversidade de questões religiosas, e também há a intolerância. Queremos demonstrar por meio desse encontro justamente o contrário".
O diretor espiritual Pai Levi, falou a respeito dos preconceitos sofridos por quem pratica o Candomblé. "Nós somos pobres, de origem humilde e da religião afrodescendente e sofremos. A maneira que nós buscamos para combater a intolerância é com a nossa nobreza para as pessoas. Tentar mostrar que a nossa cultura é milenar, e traz o conhecimento não só litúrgico, como o conhecimento de outras culturas dentro de uma só".
Compuseram a mesa a Mãe Ofa, sacerdotisa de Candomblé de tradição Congo-Angola e coordenadora do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab), a Mãe Brígida de Peruíbe; Sandra Santos, de São Paulo; Ogã Juvenal, de São Paulo e Doté Régis, de Brasília.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações